LE PARKOUR - ESPORTE RADICAL
observação: Todo esporte radical deve ser praticado e observado as regras de segurança, para que depois não se torne um motivo de invalidez ou causa de morte
Sua criação é atribuida ao francês David Belle, praticante de artes marciais. David Belle mais parece o Homem-aranha tal é a sua agilidade, capacidade física e rapidez. Conheça um dos mais exímios praticantes de parkour de sempre. Atravessa a cidade velozmente. Edifícios, muros, escadas e toda a espécie de obstáculos são ultrapassados com uma facilidade apenas aparente.
Aqueles que conhecem bem o parkour, ou PK, sabem que não é uma actividade nova nem sequer exclusivamente urbana. As suas primeiras manifestações remontam ao início do século XX embora só muito recentemente a sua prática se tenha difundido e tornado conhecida. Para isso muito tem contribuído a prática de David Belle que, através das suas performances extraordinárias e da sua divulgação mediática, elevou incontestavelmente o parkour ao estatuto de arte.
O parkour é uma actividade que tem como principal objectivo o deslocamento rápido e a ultrapassagem de obstáculos de uma forma suave e eficaz sem nenhum outro recurso que não o próprio corpo. Tendo uma forte componente física, possui também uma dimensão espiritual, em que os obstáculos representam simbolicamente as dificuldades que são necessárias vencer na vida com a mesma eficácia, sabedoria e abnegação. Nesse aspecto possui grande semelhança com as artes marciais.
Força, agilidade, flexibilidade, rapidez e tenacidade são portanto algumas das qualidades necessárias a esta actividade e David Belle exibiu-as desde novo. Após uma série de experiências entre as quais se contou uma aprendizagem de Kung Fu, decidiu registar as suas performances de destreza e agilidade em vídeo. O sucesso foi rápido. Desde então participou em vários filmes quer promocionais quer para o cinema. Com David Belle o parkour tornou-se conhecido mundialmente.
De acordo com o fundador David Belle, o espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência.
Você deve mover de tal maneira, com quaisquer movimentos, para ajudá-lo a ganhar a maior vantagem possível de alguém ou em alguma coisa, quer seja escapando daquilo ou caçando em direção a isso. Assim, havendo um confronto hostil com alguém, as opções são conversar, lutar ou esquivar. Assim como as artes marciais são uma forma de treinamento para a luta, parkour é uma forma de treinamento para a fuga. Devido a dificuldade em categoriza-la, os praticantes frequentemente colocam-na em sua própria categoria: "Parkour é Parkour".
Parkour requer absoluta concentração e consciência de seus obstáculos como: avaliação de distância, capacidade e risco. O conjunto mental é combinado ao controle e poder do corpo e do espírito. Os praticantes costumam adotar a seguinte frase para descrever parte de sua filosofia: "é ridículo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas". Mesmo assim o parkour é uma arte que requer disciplina, treinando sua mente com bom-senso, e respeitando seus limites. Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou até evitados.
São raros os acidentes relacionados a esta arte, mas podem ser graves — devido a se subestimarem os riscos da prática e à excitação dos jovens em fazer algo incrível que viram dos amigos, colegas ou vídeos na TV ou internet.
Alguns praticantes de Parkour são também conhecidos como Ninjas Urbanos... devido a agilidade e precisão de movimentos, sendo alguns deles inconcebíveis e impraticáveis à algumas pessoas, devido seu grau de dificuldade, é necessário treino praticamente diário e uma grande disciplina.
este é David Belle
Movimentos básicos
Sinonímia | Descrição | ||
---|---|---|---|
francês | inglês | português | |
Atterrissage ou réception | Landing | Aterrissagem / aterragem | Amortecimento suave a fim de evitar lesões articulares |
Équilibre | Balance | Equilíbrio | Equilíbrio em barras ou muros |
Équilibre du chat | Cat balance | Equilíbrio do gato | Equilíbrio em movimento quadrupedal como um gato. |
Franchissement [fʁɑ̃.ʃis.mɑ̃] | Underbar, jump through | Por baixo da barra | Passa-se por baixo do obstaculo — geralmente por baixo de uma barra — ao invés de o saltar ou o sobrepor. Qualquer passagem por frestas também é chamado de Underbar no Brasil. |
Roulade [ʁu.lad] | Roll | Rolamento | Rolamento evasivo a fim de amortecer, ou criar embalo após um amortecimento |
Passe muraille [pas my.ʁaɪ] | Climb Up/Wall Climb | Passagem de muros ou paredes | "Chuta-se" a parede de forma que de impulso para cima e agarra-se com a(s) mão(s)e sobe-se o muro. |
Passement [pas.mɑ̃] | Vault | Salto/Pulo | Termo geral para sobrepor um obstáculo usando um movimento. |
Lâché [la.ʃe] | Dismount, swinging jump | Desmonte | Soltar-se de um lugar para cair em outro. |
Demitour [dəmi tuʁ] | Turn vault | A partir da virada | Saltar sobre o obstáculo e agarrar em duas mãos, e ficar do outro lado de forma que o corpo faça um giro de 180°, geralmente terminado em desmonte. |
Saut Contraire | Reverse vault | Passagem de obstáculo reversa | Saltar sobre o obstáculo apoiando as duas mãos de forma que o corpo faça um giro de 360°. |
Saut de chat [so d ʃa] | Cat leap | Salto do gato | Salto feito para se fixar em um lugar pendurando com as mãos. |
Saut de bras [so d bra] | Cat jump/pass, (king) kong vault | Pulo do gato | Salto em que se "mergulha" sobre o obstáculo, em que as mãos, no fim, tocam o obstáculo e em seguida as pernas passam entre os braços e é feita a aterrissagem. |
Saut de fond [so d fɔ̃] | Drop, kitty | Drop, kitty | Deixar o corpo cair levemente após um salto, geralmente em direção a um local mais baixo. |
Saut de détente | Gap jump | Salto com distância | Salto com velocidade de um local para outro ponto ou local, passando por uma "fenda", normalmente seguido de rolamento. |
Saut de précision [so d presiziɔ̃] | Precision jump | Salto de precisão | Salto estático de um objeto para outro objeto ou ponto específico, geralmente uma borda ou lugar pequeno. |
Planche [plɑ̃ʃ] | Muscle up ou climb-up | Subida | Subida usando os braços, sem ajuda das pernas, como o exercício de barra |
Tic tac [tik tak] | Tic tac | Tic tac | "Chuta-se" um obstáculo ou objeto, usando o impulso para atingir o segundo local, ou ainda, para um terceiro ou quarto. |
Outros movimentos
- Kash Vault
- Handed Vault
- One Handed Vault
- Two Handed Vault
- Cat-To-Cat
- Wallrun (corrida na parede)
- Monkey (passar o corpo entre os braços, apoiando no obstáculo)
- Monkey stall
- Jump (saltar de um lugar para outro)
- Big Jump (pulo alto)
- Lazy vault
- Lazy turn
- Gate
- Speed vault (um salto rápido e ágil)
- Frog (pula-se se o obstáculo passa entre as pernas)
- vault down (baseado no lazy vault)
Fusão de movimentos e avançados
Há também fusão de movimentos.
- Monkey to Precision - consiste em um monkey com aterrissagem em precisão;
- Monkey to Cat - um monkey visando terminar em um cat leap;
- Diving Roll - rolamento megulhado, em português.
- Wallrun - To - Cat
- King kong - to - precision consiste em um king kong com aterrissagem em precisão;
- Double kong - apoio duas vezes das mãos no obstaculo.
- Triple kong - apoio três vezes no obstaculo, e assim em diante.
Movimentos estéticos
São movimentos que têm sua utilidade questionada. Estão intimamente ligados ao Free running.
- Dash Vault (com utilidade)
- 360° Underbar (com utilidade)
- 360° Catleap
- Flip Vault (também mortal e back flip)
- Reverse Vault (com utilidade)
- Railspring
- Handspring
- Palmspin
- Tic Tac 360°
- Screwdriver (king kong acompanhado com giro 360°)
- Butterfly (mortal com apoio da mão)
- Dash bomb (dash acompanhado com um frontflip)
- Backflip (mortal de costas)
- Frontflip (mortal para frente)
- Wall spin (giro em parede)
- Fly dragon
- Invert vault
- Barell
- Jump Cat 360º
Pratiquem sempre com segurança e respeite sempre os limites que seu corpo conhece, como idade, peso e preparo físico, lembrando sempre que você é importante para Deus.
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