QUEM SOMOS

Bem vindo

IMPORTANTE

ESTE BLOG TEM O OBJETIVO DE DIVULGAR, PROMOVER, ORIENTAR, SOBRE A:
FÉ,
ESPORTES,
SAÚDE,
FAMILIA,
BOAS PRÁTICAS SOCIAIS,
ENTRETENIMENTO,
CONHECIMENTO
E OUTROS ASSUNTOS INTERESSANTES PARA A EDIFICAÇÃO DA FÉ E DO SER HUMANO



SEJAM BEM VINDOS .... COMENTEM AS MATÉRIAS E DÊEM SUGESTÕES PARA POSTAGENS....

E DISSE JESUS:

sábado, 5 de fevereiro de 2011

CANHOTOS


CANHOTOS


TEXTO TIRADO DO WIKIPEDIA.ORG

Problemas e facilidades



Dia Internacional do Canhoto, 13 de agostode 2002.

Mão esquerda de um ser humano.
A associação com o hemisfério direito do cérebro é dita ser mais ativa em canhotos, 
isto é um bom processo] e geralmente é associada a genialidade e é correlacionada com habilidade artística e visual.
Certos estudos indicam, que a percentagem de génios (QI muito elevado) canhotos é superior ao estatisticamente esperado,isto é um bom processo] no entanto verifica-se a sua maior prevalência em grupos que padecem de doenças psicóticas e epilépticas.[1]

[editar]Vantagens e desvantagens nos esportes

Em certos campos, canhotismo é vantajoso; como no baseball, onde existem muito mais destros do que canhotos, é comum um batedor canhoto ser mais bem sucedido contra um lançador destro, do que um batedor destro contra um lançador destro. No futebol, jogadores canhotos são frequentemente mais habilidosos em jogar com o pé esquerdo (apesar do fato de ser canhoto não implica necessariamente que joguem com o pé esquerdo), o que faz com que eles sejam mais valiosos já que eles podem jogar melhor no lado esquerdo do campo do que jogadores destros. Interessantemente, no hockey de gelo, há um número muito maior de atiradores canhotos, e a maioria dos defensores degol pegam com a mão esquerda (forçando muitos deles a atirarem com a mão esquerda também).
Na esgrima, um destro esgrimista é mais acostumado a ficar face à face com outro destro esgrimista simplesmente porque ser destro é mais comum. Um esgrimista canhoto está mais acostumado a ficar face à face com um destro pelos mesmos motivos. Então quando um destro esgrimista enfrenta um canhoto esgrimista, o destro não está acostumado a lutar com o canhoto, porém o canhoto está acostumado a lutar com o destro, causando em uma vantagem. A mesma vantagem pode estar presente para a maioria dos esportes de um-contra-um.
No boxe existe uma dificuldade natural para a defesa, pelos destros, ao lutarem contra canhotos: é como se o boxeador tivesse de lutar diante de um espelho.
tênis também apresenta vantagens para os jogadores canhotos, já que o topspin de um canhoto tem um efeito ligeiramente diferente ao do destro, e o efeito no saque do canhoto joga a bola para o backhand do destro, dificultando a devolução. O reverso não ocorre pois os canhotos jogam frequentemente contra os destros, enquanto um destro pode disputar vários campeonatos sem enfrentar um canhoto.
judô também pode ser considerado uma vantagem para lutadores canhotos, uma vez que os destros fazem os exercícios e os golpes em geral do lado direito, e quando enfrentam alguém que luta do lado esquerdo, os mesmos enfrentam dificuldades a ponto de amenizar toda a sua estratégia de luta, um exemplo de Judoca canhoto é Tiago Camilo. O mesmo é campeão pan-americano e octacampeão brasileiro.


Canhotos pensam mais rápido, diz pesquisa
A tenista canhota Martina Navratilova
A canhota Martina Navratilova seria prova de que conclusão é correta
Uma pesquisa feita na Austrália indica que pessoas canhotas pensam mais rápido quando estão praticando certas atividades, como esportes ou jogando jogos de computador.
O estudo, da Universidade Nacional Australiana, indica que a transferência de informações entre os lados (ou hemisférios) direito e esquerdo do cérebro são mais rápidas em canhotos.
Nick Cherbuin, cientista que liderou a pesquisa, explicou que as pessoas tendem a usar os dois hemisférios para tarefas muito rápidas ou muito difíceis, e para tarefas que exigem muita informação, como jogos de computador, dirigir em ruas e estradas lotadas ou esportes.
No estudo, divulgado na revista especializadaNeuropsychology, Cherbuin estabeleceu o tempo de transferência entre os dois lados do cérebro medindo os tempos de reação a pontos brancos que piscavam dos lados esquerdo e direito de uma cruz.
O pesquisador comparou estes resultados com a capacidade dos participantes de realizarem uma tarefa, encontrar letras semelhantes nos campos visuais da esquerda e da direita da cruz. Para isso seria necessário o uso dos dois lados do cérebro ao mesmo tempo.
Os testes nos 80 voluntários canhotos mostraram que há uma forte correlação entre a rapidez com que a informação era transferida entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro e a rapidez com que os voluntários localizavam as letras semelhantes.
Quando os testes foram repetidos em 20 voluntários canhotos, os pesquisadores descobriram que, quanto maior era a tendência da pessoa em usar a mão esquerda, melhor ela era em processar a informação pelos dois lados do cérebro.
”Bicerebrais”
Indivíduos extremamente canhotos eram 43 milésimos de segundo mais rápidos do que destros para localizar letras semelhantes nos campos visuais da esquerda e da direita.
"Estas descobertas confirmam nossa previsão de crescente eficiência da interação hemisférica à medida que o indivíduo é um canhoto mais extremo", disse Nick Cherbuin.
Mas o pesquisador acrescentou que não há um padrão claro de diferenças entre as pessoas que são extremamente canhotas, as pessoas que são ambidestras e os destros.
O psicólogo britânico Steve Williams afirmou que canhotos tendem a usar melhor os dois lados do cérebro.
"Sempre foi dito que canhotos são diferentes de destros (...). Isto parece ser a prova de que canhotos usam os dois lados do cérebro para linguagem, eles são mais bicerebrais. São mais rápidos pois precisam usar mais vezes os dois lados do cérebro", afirmou.

AMBIDESTRIA

Ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as mãos direita e esquerda (ou, de forma mais limitada, com ambos os pés). A palavra "ambidestro" tem origem no Latimambi significa "ambos" e dext significa "certo".
Ambidestria de nascença é bastante rara, entretanto ela pode ser aprendida. Muitos indivíduos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo. O ambidestro, em alguns casos, hesita ante a decisão de qual mão escolher para realizar determinada tarefa.
Hoje em dia, é mais comum encontrar ambidestros entre as pessoas que nascem canhotas e são forçadas a executar tarefas utilizando a mão direita, principalmente durante a infância.
A ambidestria é estimulada em atividades que requerem uma boa habilidade com ambas as mãos, como lutasnatação e a execução de instrumentos musicais.

CANHOTOS FAMOSOS

Mais canhotos: Goethe, Gandhi, Dom Pedro I, Harpo Marx, Nelson Rockfeller, Roberto Rivelino, Ronald Reagan, João Baptista Figueiredo, Jimmy Hendrix, Ramsés II, Júlio César, Joana d’Arc, Henry Ford, Marie Curie, Linus Pauling, Albert Schweitzer, Ivan Pavlov, Toulose-Lautrec, Albrecht Dürer, Jim Carrey, Robert de Niro, Richard Dreyfuss, Keanu Reeves, Judy Garland, Whoopi Goldberg, Hans Christian Andersen, Thomas Carlyle, Lewis Carrol, Franz Kafka, Mark Twain, H.G, Wells, Matt Groening, Spike Lee, David Bowie, Enrico Caruso, Mozart, Niccolo Paganini, Maurice Ravel, Robert Schumann, Uri Geller, Jack o estripador, Lord Baden-Powell, Simon Bolivar, Winston Churchill, Thomas Jefferson, Otto von Bismarck, John Kennedy Jr, Hermann von Helmholtz, Billy the kid, Fernando Meligeni, M.C. Escher, Hans Holbein,  Paul Klee, Edvard Munch, Jean-Baptiste Regnault…


MUNDO DOS DESTROS
Como os canhotos bem sabem, o mundo ainda é dos destros. Tesouras, abridores de lata, saca-rolhas, acessórios de computador, e até colheres tortas para bebês são feitas para a mão direita. Mas por que mais de 90% das pessoas preferem usar a mão direita? Na verdade, por que existe qualquer preferência pelo uso de uma das mãos, seja qual for?

Não é preciso especular muito para achar uma vantagem para o uso preferencial de uma das mãos. Se não houvesse preferência, os dois lados do corpo, igualmente capazes, poderiam entrar em disputa na hora de começar a andar, alcançar a chave do carro, jogar a bola, ou pegar o lápis e escrever. Já imaginou ter que perder tempo decidindo com que pé chutar a bola de futebol que cai do céu redondinha, sozinha entre você e o gol? A preferência "automática" por um dos lados do corpo resolve esse problema, e assim você pode se concentrar em coisas mais importantes, como driblar a defesa se aproximando.


Além de resolver o problema da escolha, a preferência por um dos lados do corpo é econômica: todos os esforços do treinamento podem se concentrar em uma só mão, braço, ou pé. O problema é que os efeitos benéficos da prática são específicos para o lado treinado, e por isso não seria muito econômico precisar treinar as duas mãos para fazer a mesma tarefa. Já pensou quanto tempo a gente passaria na escola se todo mundo precisasse aprender a escrever bem com as duas mãos? Ou aprendesse a tocar violão dos dois lados? Ou treinasse o saque ora com um braço, ora com o outro?


Tudo isso justifica a lateralização, e não só no homem. De fato, outros animais que usam as mãos para comer ou manipular objetos, como aves, mamíferos, e até mesmo sapos, também têm preferência por uma das patas. A diferença é que a distribuição de preferências é mais democrática neles do que no homem. No camundongo, por exemplo, 50% dos animais preferem usar a pata esquera, e 50% preferem a direita. A questão realmente cabeluda é por que nos homens a preferência é 90% das vezes a favor do lado direito do corpo, controlado pelo lado esquerdo do cérebro.


O que tem de tão especial no lado esquerdo do cérebro? Pra começo de conversa, tem a primeira função cuja localização no córtex cerebral foi descoberta: a linguagem. Em 96% das pessoas, é o lado esquerdo do cérebro que abriga a capacidade de produzir a fala. Será que o uso da mão direita pode ser apenas uma conseqüência da fala ser dominada pelo cérebro esquerdo?


Sim e não. Sim porque, como seria de se esperar, a incidência de controle da fala pelo outro lado do cérebro é maior nos canhotos: 27% deles falam com o lado direito do cérebro, contra 15% dos ambidestros, e apenas 4% dos destros. Mas isso não pode ser tudo - senão, setenta por cento dos canhotos não deveriam ser canhotos...


Qual é então a base para a preferência para a mão direita? Ainda não se sabe ao certo (oooooohh...), mas é certo que a explicação deve levar em consideraçnao uma série de fatores diferentes:


1- a genética, já que é sabido que há famílias com alta incidência de preferência pela mão esquerda, muito acima dos 8-10% da população em geral. A chance de ter uma criança canhota é de 10% quando pai e mãe são destros, 20% quando ou o pai ou a mãe é canhoto (especialmente se for a mãe), e 26% quando ambos são canhotos. Exemplos famosos na história são a família real inglesa e o clã escocês dos Kerr - quem, inclusive, construiam em seus castelos escadas espirais ao contrário, no sentido anti-horário, que davam vantagem aos espadachins canhotos da família.


2- hormônios, como a testosterona, que influenciam tanto a lateralização funcional do cérebro quanto a diferença entre os sexos, já que há mais canhotos (12.6% dos homens) do que canhotas (9.9% das mulheres) no mundo. Dita assim a diferença pode não parecer muita, mas fazendo as contas, há quase 30% mais homens canhotos do que mulheres canhotas! Uma das teorias mais aceitas reza que um aumento do efeito da testosterona no cérebro durante a gestação atrasaria o desenvolvimento do lado esquerdo do cérebro, dando vantagem ao lado direito.


3- a influência sócio-cultural como a repressão do uso da mão esquerda ou mesmo a conversão forçada;


4- fatores mecânicos, como a posição do feto no útero, que influenciam o desenvolvimento da lateralização funcional no cérebro antes mesmo do nascimento, já que ao nascer o cérebro já tem assimetrias, e já existem diferenças no movimento das duas mãos.



FINALMENTES


Desde a mais remota idade que o Canhoto vem sofrendo da sua condição. Só porque o destro era e é maioria, o Canhoto foi estigmatizado, sem dó nem piedade.
Excepção à regra é o grego, que foi o único a favor da esquerda, no que se refere ao sinónimo. O termo grego que designa a mão esquerda, tem o sentido de “melhor”.
Será que o Canhoto passou a ser perseguido a partir do dia em que os seguidores de Maomé chegaram ao ponto de afirmar que Deus tem duas mãos direitas?E por que será que a mão esquerda incomoda tanto os destros? Será porque nos textos antigos se estabelece toda uma duradoura ligação do lado esquerdo com o pecado e a tentação?
...
Sabe-se que na idade média a Inquisição iria matar todos os canhotos como praticantes de bruxarias.
E nos países muçulmanos e na Índia, as pessoas não comem usando a mão esquerda, porque é E diz o livro sagrado dos judeus que o Diabo tinha um comandante, o príncipe dos demónios, cujo nome significava "o lado esquerdo".
Como isso significava o Mal, o Bem tinha de ser o lado direito...Portanto, o Diabo é canhoto!
E no budismo, Buda diz que o caminho para o Nirvana (o estado puro e da salvação) se divide em duas partes: o da mão esquerda, que é a maneira errada de viver e deve evitar-se e, claro, o da mão direita, que é o certo...
E no antigo Egipto, o deus Set era chamado "o olho esquerdo do Sol" e era considerado o mal e o Diabo. Claro que o bonzinho era Hórus, o deus da vida, chamado "o olho direito do Sol".
E Ainda..

Em Marrocos acredita-se que os canhotos são demónios ou pessoas malvadas.
Na Escócia, entrar com o pé esquerdo significa trazer o Diabo. Bom, não é só na Escócia... É bem conhecida a expressão "entrar com o pé direito"?
Quando se encontra um canhoto à terça-feira de manhã dá azar!

Mas...
Apesar de tudo ser Canhoto é normal.
Apesar de ainda não haver explicação para que 8% da população mundial seja Canhoto, ser Canhoto é normal.
Uma pessoa é esquerdina quando os seus principais comandos cerebrais estão no hemisfério direito, ou seja, o hemisfério direito do cérebro controla os comandos esquerdos(a mão,o pé...).
...
Mas os esquerdinos também encontram algumas dificuldades no dia-a-dia sendo que vivemos num "Mundo Direito".
Eu, sendo esquerdina, sempre tive algumas complicações em cortar com uma tesoura. E também porque ninguém me deu uma tesoura apropriada para mim quando estava na escola.
E quantas vezes não estava eu na escola, com dificuldade em escrever, porque as cadeiras só têm apoio do lado direito?
E na vida adulta quando tiver de tirar a carta de condução terei de aprender a mudar a marcha do carro usando a mão direita.
E nos bancos e repartições públicas as canetas presas por cordões estão sempre do lado direito dificultando escrever para o canhoto.
E também quando utilizo o rato do computador troco sempre os dois botões por ter de usar a mão esquerda.





























Minhas Canções


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com